quarta-feira, 1 de maio de 2024

Primeiro de maio de 2024

Salve o dia do Trabalhador!

Dia primeiro de maio - 2024


Será que o trabalhador é tão considerado assim?


No dia do trabalhador fazem festa, fazem shows com DJs, com cantores famosos, distribuem brindes, fazem sorteios, as empresas fazem churrasco e uma série de homenagens.


Um dia de alegria, onde até a chefia se aproxima, sorrindo, apertando as mãos calejadas dos "subalternos". E depois?

Nos outros 364 dias? 

Aí não há mais festa e sim a dura realidade que "atropela" o trabalhador. 


O que eu quero dizer com isso? Vou tentar explicar neste meu texto, sincero e verdadeiro, o trabalhador sempre será "sacaneado".


Sempre trabalhei e falo de cada dia que vi nesta minha trajetória.


Fui vigilante, servente, caixa, bancário, motorista, almoxarife e vi de perto a truculência exercida em cima daqueles que trabalham e são  obrigados a aceitar calados a violência daqueles que, como chefia, se sentem donos dos funcionários, que não compreendem, quem tem uma idéia diferente das da chefia.


A constituição nos garante o direito a greve e no Unibanco, lá na Gamboa que eu trabalhava, a chefia de departamento dava a entender que não aumentaria o salário, os funcionários fizeram greve.


Greve era uma palavra proibida no ambiente de trabalho, então nunca poderia acontecer a greve e ficamos reunidos próximo ao local de trabalho e ele, o chefe, colocou algumas pessoas infiltradas no entorno e descobriram quem estava a favor e então falavam para os outros, foram canalhas.


Conclusão,  logo após o término das manifestações que fizemos,  me "mandaram embora", e mais uns 10 trabalhadores do meu setor, e nos olharam com cara de ódio, uma truculência desnecessária.


Nunca tinha sofrido na pele esse tipo de situação. 


Logo despois estava trabalhando novamente, trabalhava muito, serviço pesado, mas trabalhava com paz.


Fiz concurso para Cedae - Companhia Estadual de Água e Esgoto, a empresa era muito boa, fui bem recebido e fiz muitos amigos.

Fui motorista, nós tínhamos algumas vantagens e eu podia notar em cada funcionário a vontade e a disposição de encarar o trabalho.


Onde eu era lotado, no 9° DAE, parecia uma família, havia sempre alegria e uma amizade bem forte.


Com o tempo eu descobri que havia umas laranjas podres, que tentaram nos impor o que para eles era o certo, descobri a truculência no serviço público. 


Tinha um chefe que dizia o seguinte: - "aos amigos tudo, aos inimigos nada"

Quer dizer, só quem era da "patota" é que se dava bem, gostava dos bajuladores.

Eram covardes, falsos, canalha.


Havia um funcionário, que era habilitado, e a chefia pedia que ele pegasse a viatura da Companhia e fosse fazer algum serviço.


Ele não tinha autorização para dirigir as viaturas, mas queria agradar a chefia, foi comprar ração. 


Um belo dia, parados em um sinal de trânsito, veio um carro e colidiu com a traseira da viatura. A chefia imediatamente "tirou o dela da reta" e disse que o funcionário havia pego o veículo sem autorização. 


De outra vez, nós havíamos decidido entrar em greve.

No dia posterior a decisão, no portão principal, havia um piquete, que colocou um cadeado no portão.

Ficamos todos juntos ao portão, afinal, estávamos em greve.

Mas para a nossa surpresa, o encarregado entrou em contato com a PM, solicitando que o portão fosse aberto.


Então veio uma viatura da PM, dentro dela um major, que nos ameaçou de "porrada", uma truculência que ele (PM) não usa com os bandidos. 


E o portão foi aberto, mas a maioria saiu e foi para a padaria, deixaram o major e o funcionário canalha sem poder fazer nada.


Quando conseguimos o aumento, o encarregado recebeu também. 


Sim, havia chefia truculenta, covarde e canalha. Uma vez eu me inscrevi no curso da CIPA, e no decorrer do curso, eu já dentro da sala, fui retirado, para dirigir uma viatura (9062), fiquei revoltado pois queria fazer aquele curso, reclamei e a chefia me chamou e me deu uma advertência por escrito.


Para vocês verem a gravidade, não fiz o curso é também não fiz o serviço que eles queriam, pois suspenderam a feitura do serviço para o outro dia.


Um outro encarregado começou a me perseguir, quando eu, solicitado pelo médico, fui a uma perícia no sindicato, um outro barraco!

É meus amigos, acreditem, outros tem a conduta para nos prejudicar.


Mas graças a Deus me aposentei. Então você pensa que vai "correr tudo bem", doce ilusão. 


Um aposentado por invalidez, que pagava ao sindicato o valor cobrado, todo mês eu ia até o sindicato e fazia o pagamento. Dei entrada na secretaria para receber o valor do seguro que tinha direito. Documentação correta, fui a seguradora para receber o cheque e ela disse que eu não tinha direito! Perguntei o motivo e a resposta foi: por falta de pagamento, ou seja, o sindicato recebia o valor que eu pagava e  não repassava para a seguradora. O sindicato que é um entidade para proteger o trabalhador estava roubando o trabalhador.


Na época,  o presidente do sindicato veio  com uma proposta, queria me dar 20 mil Reais, mais um outro seguro ridículo, não aceitei e na outra semana ele me disse: - vou te dar 30 mil Reais em 5 vezes, ou você pega ou então vai para Justiça. Aceitei, pois sei que poderia demorar a ação na justiça. 


Passado um bom tempo coloquei um processo na justiça e no dia da audiência, que decepção, a juíza em conluio com o advogado do sindicato nem olhou o processo e, simplesmente, arquivou. Sem  checar a argumentação. 


Aí eu vi o que era a justiça do Rio de Janeiro,  quiçá  do Brasil. 


Depois vi a nossa Prece ser destruída, roubada e até hoje nada foi feito.  A Cac, também vítima desta quadrilha, teve que entregar toda a sua "carteira para outro plano. 

A justiça? Nem uma palavra.

O sindicato? Não sei pois desisti de acompanhar. 

Todo mundo falando o Bradesco é um bom plano, mas na Cac o ajudante tinha o mesmo direito do encarregado, não havia distinção.

No Bradesco eu tenho direito/acessos que o meu colega que ganhava menos não tem. 


E a vida continua. Po, você se aposenta, tem um salário mais ou menos, da para viver, então vem o governo, que adora sacanear o trabalhador e,  mais ainda, o aposentado.

O aposentado não pode nem fazer greve e é sacaneando, humilhado e não aparece ninguém para defende-lo.


Aí você vê o governo liberar para o agronegócio bilhões de Reais, o BNDES  bilhões para a indústria, é muito dinheiro que rola!

Bilhões para a casa da luz vermelha e migalhas para os aposentados,  uma coisa irrisória. 

O aposentado que fez tanto pela Pátria,  pela sociedade e o que recebe? A hipocrisia. 


Senhores,  quando estava escrevendo este texto, sobre o dia Primeiro de maior lembrei de um poeta brasileiro, conhecido internacionalmente, Chico Buarque de Holanda, que fez uma música perfeita para os trabalhadores, Geni. Pois é assim que a sociedade hipócrita, o governo, os patrões nos tratam. Como a Geni!

Taca pedra a Geni"!


Meus amigos do coração, desejo a vocês força para lutar e felicidades! Boa sorte.



Wilton, 01 de maio de 2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário